Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Zezerepedia 2011

Fundação Maria Dias Ferreira - Zezerepedia 2011
 
 

Dotar o Concelho de Ferreira do Zêzere de uma Enciclopédia on line é o objectivo desta iniciativa.

Desde 2010, tem a Fundação Maria Dias Ferreira vindo a desenvolver este projecto inédito que permite pesquisar, navegar e conhecer a história, o património, as famílias, os vultos e as tradições do Concelho de Ferreira do Zêzere.

O anterior Portal “Ferreira Digital”, repositório de diversos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Maria Dias Ferreira, teve a sua génese em 2005 sendo que, volvidos 6 anos, precisava de uma remodelação porquanto a evolução tecnológica e a multiplicidade dos projectos da Fundação assim o exigem.
Por outro lado, enquanto rosto da instituição, importava que o mesmo acompanhasse os níveis de qualidade das demais iniciativas e tivesse uma actualização mais permanente.

É nesse contexto que surge, a partir de uma proposta do Dr. Paulo Alcobia Neves, esta nova plataforma, designada por “Zezerepedia”, com o lema “(quase) tudo sobre Ferreira do Zêzere” a qual pode já ser consultada.

O Portal “Ferreira Digital” será assim descontinuado, cedendo o seu lugar a esta plataforma inovadora onde estarão todos os conteúdos do antigo portal mais um conjunto de novos dados e funcionalidades, sendo três os principais campos de pesquisa desta espécie de wikipedia local:

• Zezerepedia (composta por centenas de artigos dedicados aos mais variados temas sobre Ferreira do Zêzere ou com interesse para o estudo da história deste Concelho);

• Mediateca (repositório de mais de 20 mil imagens provenientes do Projecto Salvaguarda);

• Genealogia (base de dados genealógicos com cerca de 1000 nomes - nesta fase inicial - com ligações a Ferreira do Zêzere).
 
Também na Zezerepedia haverá futuramente uma Loja on line que permitirá aos utilizadores a aquisição de publicações, ingressos para eventos, reserva de espaços, pedidos de imagens, etc.