Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Terra dos Sonhos 2010

 
 
 
No seguimento do Protocolo estabelecido em 2009 com a Terra dos Sonhos, foi constituída no âmbito da Fundação Maria Dias Ferreira uma “Equipa de Sonhos” composta por 5 elementos, a qual esteve envolvida, no início de 2010, em acções de formação vocacionadas para os objectivos propostos no referido Protocolo.
Uma vez no terreno, esta equipa identificou alguns casos que se enquadravam nos propósitos definidos neste protocolo e em Junho de 2010 realizou-se, neste âmbito, o 1º sonho de uma criança do Concelho de Ferreira do Zêzere, o Filipe Vale.

O Filipe sofre de Miopatia Duchenne que se caracteriza por uma distrofia muscular progressiva. Perdeu a capacidade de andar, deslocando-se hoje com o recurso a uma cadeira de rodas eléctrica.
Fruto da doença, o Filipe tem vindo a perder progressivamente os movimentos dos braços superiores, revelando ainda algumas dificuldades de deglutição e respiração, razão pela qual utiliza durante a noite uma máscara de oxigénio.
Foi realizada uma recolha de informação exaustiva junto da mãe, da irmã e da auxiliar do Centro de Reabilitação onde o Filipe passa o dia. Foi também abordado o médico pediatra que o acompanha. Toda a informação recolhida apontava para que o grande sonho do Filipe era visitar o Jardim Zoológico.
 
Assim sendo, foi realizado um esforço significativo de toda a Equipa de Sonhos na preparação, no maior sigilo, da logística do sonho, o qual fizemos coincidir com o dia de anos do Filipe. A vinda a Lisboa era “supostamente” para uma consulta.
 
As expressões de alegria do Filipe começaram após a surpresa inicial, quando chegou ao Zoo, e mantiveram-se praticamente durante todo o dia. Ao almoço foram cantados os parabéns, sopradas as velas do bolo de aniversário e entregues alguns presentes que foram muito apreciados.
No final do dia, era visível a satisfação do Filipe e da mãe pelo dia diferente que lhes foi proporcionado. A nossa satisfação foi ter contribuído para que no seu dia de anos, o Filipe e a mãe tivessem boas razões para sorrir.
 
 
 
Artigos Relacionados