Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Terra dos Sonhos 2009

 
 
 
A Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja principal actividade consiste na realização de sonhos em crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal.
Os sonhos que realizam vão desde as fantasias mais simples como conhecer uma fábrica de material escolar, até outros mais elaborados, como ir à Disney, conhecer o Cristiano Ronaldo ou ir com o Homem Aranha ao Estádio do Sporting.
Para além da realização de sonhos individuais de crianças a Terra dos Sonhos também cria e implementa actividades de entretenimento para as crianças e jovens, bem como para os seus pais e, finalmente, promove a divulgação para a sociedade civil das situações de carência de todos os seus beneficiários
A intenção que está subjacente a todas as actividades da Terra dos Sonhos é a de criar momentos únicos de alegria e descontracção, que coloquem o foco e a perspectiva das crianças e seus familiares, no lado saudável e positivo da vida.
Actualmente a Terra dos Sonhos conta com cerca de 750 voluntários espalhados por todo o país, com um núcleo baseado em Lisboa e outro no Porto. Até esta data foram realizados cerca de 100 sonhos de crianças e jovens, com resultados que são claramente muito animadores. Esta iniciativa, pioneira em Portugal, já é feita no estrangeiro há muito tempo, sendo de destacar os exemplos dos Estados Unidos da América (onde operam há 25 anos) e de Espanha (7 anos).
 
 
A Fundação decidiu associar-se a esta iniciativa e celebrar um Protocolo com a Terra dos Sonhos que visa essencialmente:

• Constituir, dar formação e dinamizar uma Equipa de Sonhos no Concelho de Ferreira do Zêzere que trabalhe na identificação e no apoio a crianças e jovens passíveis de serem abrangidas por este projecto, proporcionando a realização dos seus sonhos e desejos;

• Promover e implementar actividades recreativas de grupo destinadas ao entretenimento destas crianças e jovens, de modo a contribuir para a melhoria do seu estado anímico;

• Promover o concelho de Ferreira do Zêzere como local onde os sonhos de crianças de outras zonas do País possam ser realizados, em particular no que concerne a actividades náuticas, de contacto com a natureza e de desportos de aventura/radicais.

• Apoiar as famílias das crianças e jovens atrás referidos, ajudando a uma melhor compreensão e aceitação das situações de doença existentes;

• Estudar a possibilidade de desenvolver conjuntamente um trabalho semelhante de realização de sonhos e desejos junto de pessoas idosas e crianças com graves carências sociais.

A Fundação Maria Dias Ferreira propõe-se também apoiar financeiramente as famílias do Concelho de Ferreira do Zêzere nos custos envolvidos para a concretização dos sonhos e desejos das suas crianças e jovens.
 

A Equipa de Sonhos constituída no âmbito da Fundação Maria Dias Ferreira e que dará corpo a esta parceria é composta por:
 
 
 
Artigos Relacionados