Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Site "Ferreira Digital" 2009

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Site “Ferreira Digital” em 2009
 
 
 
Com o objectivo de melhor servir a comunidade ferreirense e os internautas de um modo geral, o Site Ferreira Digital sofreu, em 2009, uma reestruturação tanto ao nível das sub-páginas, dando uma maior coerência aos grafismos, como ao nível dos conteúdos


O Site “Ferreira Digital” – www.ferreiradigital.com-, lançado em 2005, encontra-se formalmente associado à Fundação Maria Dias Ferreira desde Outubro de 2008. A partir de então tem sido continuamente actualizado, constituindo-se como um dos principais canais de divulgação do património e da história de Ferreira do Zêzere, bem como dos objectivos e iniciativas desenvolvidas pela Fundação.
Estruturado em várias secções, subdivididas em diferentes capítulos, o site permite ao utilizador ter acesso a um vasto conjunto de informações e notícias alusivas à região ferreirense e daí a opção pelo nome “Ferreira Digital”.
Com o objectivo de melhor servir a comunidade ferreirense e os internautas de um modo geral, o Site Ferreira Digital sofreu, em 2009, uma reestruturação tanto ao nível das sub-páginas, dando uma maior coerência aos grafismos, como ao nível dos conteúdos

A secção Ferreira do Zêzere apresenta-se assim como uma das mais importantes do site e é actualmente constituída pelos capítulos “Freguesias e Lugares”, “História e Cronologia”, “Património”, “Turismo” e “Notícias”. Merece aqui destaque o capítulo do “Património”, onde é possível aceder ao Inventário do Património Arquitectónico de Ferreira do Zêzere, tendo sido inventariados um total de 230 imóveis até ao momento. As correspondentes Fichas de Inventário, disponibilizadas online, encontram-se classificadas em cinco Categorias distintas – Arquitectura Religiosa, Arquitectura Civil, Arquitectura Militar, Arquitectura de Produção e Equipamento Urbano – distribuídas por cada uma das nove Freguesias que definem o Concelho.

Em segundo lugar surge uma secção exclusivamente dedicada à Fundação Maria Dias Ferreira e que serve essencialmente para dar a conhecer a instituição, a sua génese, estatutos, objectivos, corpos sociais, bem como as suas instalações e iniciativas.

Segue-se a secção Biblioteca Digital, constituída por uma base de dados online desenvolvida no decurso do “Projecto Salvaguarda” e por um número crescente de ficheiros de imagem. Estes ficheiros são alusivos a determinadas individualidades ou famílias ferreirenses, que autorizaram a reprodução e divulgação dos respectivos acervos, aqui abordados como colecções independentes. De forma a facilitar a pesquisa, convencionou-se atribuir às diferentes colecções o nome da individualidade ou família correspondente. Posteriormente, estas mesmas Colecções foram organizadas de acordo com duas Categorias distintas, às quais o utilizador acede em primeiro lugar.

Na categoria Arquivo Fotográfico poderá consultar retratos individuais, de grupo, postais ou ainda fotografias panorâmicas relacionadas com o Concelho de Ferreira do Zêzere; por sua vez, na categoria Fundo Documental, terá acesso à reprodução digital de publicações, tombos, certificados, correspondência, anotações ou gravuras originais, gentilmente cedidos pelos seus proprietários. Para além das três secções apresentadas, o site Ferreira Digital permite ainda ao utilizador aceder às secções Fórum e Livro de Visitas online, assim como a vários Links de temáticas de interesse relacionadas com a região ferreirense.
A divulgação da história, do património, e de imagens e documentos a estes associados, bem como a apresentação das riquezas e das iniciativas do Concelho de Ferreira do Zêzere fazem parte dos propósitos da Fundação Maria Dias Ferreira, razão pela qual se pretende continuar a desenvolver, melhorar e enriquecer este site.