Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Rastreios de Saúde Gratuitos à População 2011

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Rastreios de Saúde Gratuitos à População 2011
 
 

Acreditamos que, em questões de saúde, a prevenção é a 1ª opção e por isso promoveu a Fundação Maria Dias Ferreira esta iniciativa inédita no Concelho.

A Fundação Maria Dias Ferreira, em articulação com a Autarquia, o Centro de Saúde e o Agrupamento de Escolas, acordou com o Projecto SMS (Solidariedade Médica e Social, uma iniciativa do Grupo Tecnifar) a realização, entre 2 e 5 de Maio de 2011, de rastreios de saúde gratuitos e prestados por profissionais com larga experiência nestas acções, em três locais de Ferreira do Zêzere, nomeadamente:

Nos dois primeiros locais concentrou-se a comunidade escolar, tendo aqui sido determinante para o sucesso desta iniciativa a acção da Escola na sua promoção e na logística da mesma.

No Centro Cultural compareceu sobretudo a comunidade adulta, com destaque para alguma população mais idosa e carenciada, sendo que muitos não viam um médico há muitos anos, nem tinham quem os levasse a fazer um simples electrocardiograma.

Numa atitude de diferenciação pela positiva, apostando na proximidade com as pessoas, procurou-se ajudar de forma gratuita e humana todos aqueles que, por razões geográficas ou sociais, não têm fácil acesso a cuidados básicos de saúde, acções de sensibilização e rastreios.

Esta iniciativa teve especial enfoque nas áreas de prevenção, rastreios, sensibilização e diagnóstico e envolveu a realização de electrocardiogramas, o estudo da função respiratória,o rastreio de visão nas crianças, o planeamento familiar, o ensino do auto-exame da mama, rastreios de glicemia, colesterol, triglicéridos, medições de pressão arterial, etc.

Para a realização de todos estes exames e avaliações, esteve no local, em permanência, uma equipa composta por 20 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de saúde de diversas áreas, que foram inexcedíveis na simpatia, no profissionalismo e na disponibilidade manifestada.

A interacção destas pessoas com todas aquelas que, do lado das várias entidades, estiveram também envolvidas na organização desta iniciativa foi, a todos os títulos, excepcional, tendo-se criando laços afectivos para além dos laços profissionais.

Ao dar o melhor de si pelos outros, de uma forma totalmente gratuita, todos os voluntários que participaram nesta acção tiveram uma experiência humanamente rica, cuja vivência contribuiu certamente para o desenvolvimento das suas qualidades humanas. Não receberam dinheiro, mas levaram com certeza no bolso, às dezenas, sorrisos, palavras e gestos de agradecimento de crianças, jovens e adultos.
 
Foram observadas quase um milhar de pessoas (uma média de 250 pessoas por dia) o que revela uma adesão muito significativa da população.
 
 

                    FERREIRA DO ZÊZERE

                        2 a 5 Maio de 2011

 

 

Avaliações colesterol 

 

 

811

 

 

Avaliações glicemia

 

 

811

 

Avaliações nutricionais

 

 

147

 

 

Avaliações tensão arterial

 

 

966

 

 

Cálculos IMC

 

 

966

 

 

Consultas médicas

 

 

116

 

 

Medições de perímetro

abdominal

 

 

321

 

 

Medições do monóxido

de carbono do ar expirado

 

 

632

 

 

Presenças nas acções

de sensibilização

de Planeamento Familiar

 

 

 

350

 

 

Rastreios Visuais

 

 

280

 

 

Entrega gratuita de óculos

graduados a crianças

 

 

22

 

 
 
 
Artigos Relacionados