Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projeto Salvaguarda 2012


Fundação Maria Dias Ferreira - Projeto Salvaguarda 2012


fmdf_projsalv2012.jpg
Numa tentativa de preservar elementos que, no futuro, permitirão uma melhor compreensão da memória coletiva do concelho de Ferreira do Zêzere, mas que constituem já, no presente, uma importante base de estudo, o Projeto Salvaguarda vem digitalizando milhares de fotografias e documentos numa lógica de conservação e partilha.

O mais antigo projeto cultural da Fundação Maria Dias Ferreira continua bastante ativo e os números falam por si.

Em 2012 foram vários os arquivos e espólios intervencionados e mais de seis mil as digitalizações realizadas.

De entre estas destacamos as dos arquivos paroquiais de Dornes e Ferreira do Zêzere, alguns livros de atas do município, bem como todo um conjunto de documentação recolhida no âmbito da receção de algum espólio pertencente ao antigo presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Dr. Guilherme Félix de Faria Soeiro.

Ainda no âmbito deste projeto e do protocolo estabelecido entre a Fundação e a Direção Geral de Arquivos, prevê-se em breve a receção, por parte da Fundação, de todas as imagens em falta relativas aos livros de assentos paroquiais das paróquias do concelho existentes nos arquivos estatais. Recordamos que, até ao momento, existem na Fundação registos de seis das nove paróquias ferreirenses.


Artigos Relacionados