Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projeto Registar 2012


Fundação Maria Dias Ferreira - Projeto Registar 2012


fmdf_projregistar2012.jpg
Ciente da importância e riqueza do património intangível e da premente necessidade de preservação de memórias e factos que, de geração em geração, foram sendo transmitidos, por via oral, nos limites do concelho de Ferreira do Zêzere, a Fundação Maria Dias Ferreira criou, em 2012, o Projeto Registar.

O Projeto Registar que visa, de forma concertada, recolher em vídeo testemunhos orais dos seniores ferreirenses reuniu, nestes primeiros meses, várias dezenas de entrevistas.

As gravações realizadas até ao momento permitiram-nos captar memórias e tradições que remontam desde há dois séculos, por ocasião das invasões francesas, e abriram-nos diversas janelas sobre o passado, transportando-nos até episódios marcantes da vida deste território de que são exemplo a visita do Rei Dom Carlos em 1901 ou simples tradições perdidas no tempo como as “Pugas” ou a “Serração da Velha”.

Dezenas de quadras, canções, mezinhas, rezas e até algumas das cantigas dos cegos que outrora se cantavam no território do concelho estão agora registadas e a passagem deste testemunho às gerações seguintes devidamente assegurada.

Este projeto, que se prolongará pelos próximos anos, será, após catalogação e tratamento das recolhas, integrado na mediateca da Zezerepedia e disponibilizado ao público em geral numa lógica de divulgação e partilha que visa assegurar uma passagem de testemunho capaz de incutir e promover valores e reminiscências que fizeram parte do dia a dia daqueles que nos antecederam.


Artigos Relacionados