Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto SMS Solidariedade Médica e Social 2010

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto SMS Solidariedade Médica e Social
 
 
Proporcionar à população de Ferreira do Zêzere rastreios de saúde de uma forma fácil e gratuita, mas prestados por profissionais com larga experiência nestas acções, foi um objectivo a que a Fundação Maria Dias Ferreira se propôs.
 
Como já acontecera noutras situações, não procurámos inventar a roda e fomos à procura do que de melhor se faz neste campo. E foi aí que conhecemos o Projecto SMS – Solidariedade Médica e Social, uma iniciativa do Grupo Tecnifar.
 
Este Projecto parte de uma ideia muito simples. Simples como todas as coisas que são importantes na vida. Ajudar quem mais precisa. Neste caso, ajudar quem mais precisa de cuidados de saúde.

O Projecto SMS - Solidariedade Médica e Social é uma iniciativa inovadora e ambiciosa, que pretende levar apoio médico e de profissionais de saúde, a zonas e regiões com necessidades especiais ou carenciadas. Ou seja, ajudar de forma gratuita e humana todos aqueles que, por razões geográficas ou sociais não têm fácil acesso a cuidados básicos de saúde, acções de sensibilização e rastreios.
Tal como o nome indica, o projecto SMS surge numa atitude de diferenciação pela positiva, apostando na proximidade com as pessoas dessas regiões. Esta acção no terreno tem um elevado impacto no sentimento de auto-estima quer dos voluntários, quer da população, valorizando o que há de melhor em cada um.
Esta iniciativa tem especial enfoque nas áreas de prevenção, rastreios, sensibilização e diagnóstico. Como por exemplo realização de electrocardiogramas, estudo da função respiratória, rastreio de visão nas crianças, planeamento familiar, ensino do auto-exame da mama, rastreios de glicémia, colesterol, triglicéridos e pressão arterial.
Desde o seu inicio, em 2006, até à data de hoje, o projecto SMS - Solidariedade Médica e Social já esteve presente em 32 localidades, ajudando mais de 30.000 pessoas e mobilizando mais de 550 voluntários, levando, para cada região, um conjunto de especialidades adequadas às suas necessidades específicas.

A Fundação, em articulação com a Autarquia, o Centro de Saúde e o Agrupamento de Escolas, acordou com o Projecto SMS a realização de rastreios de saúde em dois locais do Concelho de Ferreira do Zêzere no decurso do ano 2011
 
  
                  
Artigos Relacionados