Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Salvaguarda 2011

Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Salvaguarda 2011
 
 
 
Preservar, através de digitalização, toda a documentação que permita uma melhor interpretação da memória colectiva do concelho de Ferreira do Zêzere é o objectivo desta iniciativa cuja origem remonta ao nascimento da Fundação Maria Dias Ferreira.
 
Até finais de 2010 a Fundação Maria Dias Ferreira tinha procedido à digitalização de diversos espólios de famílias e instituições ferreirenses, que se traduziram na digitalização de cerca de 25 mil fotografias e documentos diversos. Além destes, e no âmbito do Protocolo estabelecido entre a Fundação e Direcção Geral de Arquivos, recebeu também a Fundação imagens relativas aos livros de assentos paroquiais de 6 das 9 freguesias do Concelho. Em 2011 foram digitalizados mais 2 espólios de famílias particulares e acrescentadas cerca de 2.000 imagens aos arquivos da Fundação.

Com a criação da Zezerepedia, os documentos iconográficos até agora recolhidos estão a ser alvo de uma nova catalogação.
 
O principal objectivo do Projecto passa agora, sem descurar a busca e digitalização de novos espólios, por permitir aos utilizadores deste portal novas facilidades no âmbito da pesquisa e consulta.