Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Salvaguarda 2010

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Salvaguarda em 2010
 
 

Uma das mais de 5000 imagens
dos registos paroquiais ferreirenses
A concretização da primeira entrega de digitalizações no âmbito do protocolo com a DGARQ e o trabalho desenvolvido junto das paróquias Ferreirenses permitiram que em 2010 o número de imagens do Projecto Salvaguarda duplicasse para mais de 50 mil. Este repositório é único e permite em simultâneo a consulta e a preservação iconográfica dos documentos.
 
Até finais de 2009 a Fundação Maria Dias Ferreira tinha já procedido à digitalização de diversos espólios de famílias e instituições ferreirenses, que se traduziram na digitalização de cerca de 20 mil fotografias, manuscritos, postais e documentos diversos.
Após se ter procedido em 2009 à digitalização do arquivo paroquial da freguesia de Águas Belas, de que resultaram 4.451 imagens, em 2010 foi a vez de se proceder à digitalização dos arquivos paroquiais de Dornes e Pias.
 
 
De entre os mais recentes trabalhos destacamos as digitalizações dos seguintes arquivos:
 
Arquivo Paroquial de Dornes
Do levantamento dos documentos com interesse histórico do arquivo paroquial da freguesia de Dornes resultou a digitalização de 58 livros e 2 dossiers, que se traduziram na obtenção de mais de 5.000 imagens.

Arquivo Paroquial das Pias
O trabalho aqui efectuado consistiu na digitalização de 23 livros, dos quais resultaram 2.062 imagens.

 
Em paralelo e no âmbito do Protocolo estabelecido entre a Direcção Geral de Arquivos e a Fundação, esta recebeu imagens relativas aos arquivos de 6 freguesias do concelho.
 
 
 
Artigos Relacionados