Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Restaurar 2010

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Projecto Restaurar em 2010
 
 
Uma das iniciativas de referência em 2010 foi a atenção dedicada à preservação e restauro do património tangível existente nas Igrejas e Capelas do Concelho de Ferreira do Zêzere.

A proximidade dos meios técnicos e humanos de excelência existentes no Laboratório de Arte e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar e o reconhecimento de ambas as instituições sobre a importância em desenvolverem acções de colaboração no sector/domínio da conservação e restauro de bens culturais móveis e imóveis integrados do concelho de Ferreira do Zêzere estiveram na origem de dois protocolos.

Destes decorreram diversas acções ao nível da salvaguarda, preservação, conservação, restauro e valorização, no âmbito do ensino/formação, investigação, intervenção e divulgação por via dos quais, numa primeira fase, foram inventariados os bens móveis das Igrejas e Capelas de 6 freguesias do Concelho e numa segunda fase, após proposta, intervencionadas 10 obras de arte.

Determinante neste processo foi o envolvimento da comunidade pastoral conduzida pelo Sr. Padre Manuel Pinto que acarinhou, apoiou e acompanhou todas as fases deste projecto.

 
Artigos Relacionados