Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Prevenção do Abandono Escolar 2012


Fundação Maria Dias Ferreira - Prevenção do Abandono Escolar 2012


fmdf_projtasse2012.jpg
Na atual conjuntura, pensamos que é importante divulgar esta iniciativa junto da população do concelho de Ferreira do Zêzere, estimulando a que mais projetos desta natureza se desenvolvam dentro e fora do concelho.

Desde 2004 que o projeto TASSE tem desenvolvido um importante trabalho no bairro da Quinta da Fonte da Prata, apostando na melhoria da inclusão escolar das crianças e jovens e no aumento das competências e das oportunidades das pessoas da comunidade onde está inserido.

Trabalhando com cerca de 60 jovens por ano, o TASSE é assim um projeto pioneiro para a prevenção do abandono escolar, que se desenvolve no sentido de concretizar 3 grandes objetivos:
• Promover a inclusão escolar de crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos;
• Promover a inserção na vida ativa de jovens entre os 16 e os 24 anos;
• Promover o empreendedorismo e a participação ativa em jovens entre os 16 e os 24 anos.

O trabalho desenvolvido tem por base o conceito de inclusão escolar enquanto dimensão global, partindo do princípio que os jovens serão melhor sucedidos se melhorarem as suas competências de aprendizagem mas também se se sentirem bem consigo próprios, se valorizarem as suas conquistas e se se sentirem acompanhados no seu percurso.

Recorrendo a metodologias de caráter lúdico-pedagógico, tendo por base a educação não formal, o TASSE promove a inclusão escolar através do aumento do aproveitamento, do acréscimo da autoestima e de um maior envolvimento das famílias no percurso escolar dos seus formandos.

Sendo a falta de formação um dos principais fatores de exclusão social, o Projeto TASSE procura ser uma resposta concreta na promoção da justiça e da solidariedade, acompanhando os percursos escolares dos jovens que os frequentam.

Por forma a dar continuidade a este trabalho, a Fundação Maria Dias Ferreira decidiu apoiar esta iniciativa, como já tinha feito no passado, patrocinando uma bolsa de estudo em 2012 para um dos jovens abrangidos pelo programa, no valor de 1.200 Euros /ano.