Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Missões Universitárias 2012


Fundação Maria Dias Ferreira - Missões Universitárias 2012


fmdf_missaopaís2012.jpg
Cerca de 50 jovens universitários dedicaram uma semana das suas férias escolares a um conjunto de atividades de animação em Ferreira do Zêzere.

A Missão País (http://missaopais.weebly.com) é um projeto de jovens universitários que se desenvolve todos os anos em várias faculdades de Portugal e que consiste em aproveitar as miniférias que os universitários têm entre o primeiro e o segundo semestre para o serviço aos outros. Grupos constituídos por 40 a 50 jovens deslocam-se uma semana para uma dada localidade e aí prestam serviços de apoio social, de voluntariado e de animação, enquanto têm também uma experiência de fé que convidam os locais a viver e a partilhar com eles.

Trata-se de um projeto de inspiração católica que tem, em cada ano, um tema chave que é partilhado e vivido com as comunidades onde os jovens se inserem. Em 2012 o tema foi “Eu sou a luz do mundo”.

Por sugestão da Fundação Maria Dias Ferreira, o concelho de Ferreira do Zêzere foi escolhido para receber este projeto em 2012, o qual se realizou entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro e que contou com 50 jovens da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Durante esta semana, os jovens dividiram-se em grupos que intervinham e animavam as pessoas das seguintes instituições:
• Escola Pedro Ferreiro
• Centro Escolar
• Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia
• CRIFZ
• Lar e Centro de Dia da Igreja Nova
• Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia
• ATL do Centro Paroquial

Foram também desenvolvidas diariamente atividades de “Porta a Porta”, na qual os jovens entravam em contacto direto com a população nas suas casas, oferecendo-se para fazer companhia, prestar pequenos serviços, conversar, etc.

Para além destas atividades, realizou-se também muita ação de rua com cânticos e atividades diversas, procurando os jovens chegar às pessoas locais e mostrar-lhes a força, os valores e a disponibilidade da juventude universitária.

No final da semana, foi preparada uma vigília de oração para todos os que quisessem participar e no último dia os jovens convidaram todos os ferreirenses a assistir a um teatro, encenado e protagonizado por eles, que decorreu no Cineteatro Ivone Silva, com lotação esgotada.

Findo este período intensivo, a opinião unânime foi que esta semana foi uma semana diferente em Ferreira do Zêzere, com muita animação mas também com muitos momentos sérios e de reflexão, tendo todos ficado desejosos das próximas iniciativas que se vão realizar em 2013 e 2014.


Artigos Relacionados