Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Cuidados de Saúde para os Seniores 2012


Fundação Maria Dias Ferreira - Cuidados de Saúde para os Seniores 2012


fmdf_saudeseniores2012.jpg
Após os encorajadores resultados obtidos em 2011, a Fundação Maria Dias Ferreira achou por bem estabelecer para 2012 um novo programa com vista à melhoria da qualidade de vida da população que sofre de feridas crónicas.

As restrições orçamentais que hoje existem na área da saúde levam a que, em muitas situações, o tratamento e cicatrização de feridas, sobretudo em idosos, se prolongue por tempo indeterminado, quando, com materiais mais adequados mas que não estão disponíveis ao cidadão comum, as situações se podiam resolver em alguns meses e com muito menor sofrimento para os utentes.

Tendo como missão contribuir para o bem-estar das populações, resolveu a Fundação prestar o seu apoio a estas pessoas, constituindo uma Unidade de Apoio ao Tratamento de Feridas Crónicas.

Para o efeito, estabeleceu a Fundação um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere e um Grupo de Enfermeiros, protocolo esse que tem como objetivo apoiar os cidadãos residentes no concelho de Ferreira do Zêzere cujos rendimentos baixos os impossibilitam de adquirir os materiais mais adequados às suas necessidades específicas de tratamento de feridas.

Este Grupo de Enfermeiros, coordenados pelo enfermeiro especialista em enfermagem comunitária, João Paulo Palrilha, possui as competências necessárias para o tratamento deste tipo de enfermidades, fazendo-o de uma forma inteiramente “pro bono”, deslocando-se a casa das pessoas necessitadas para prestar este serviço ao domicílio e solicitando o apoio da Fundação sempre que necessário.

A avaliação socioeconómica dos candidatos a usufruir deste protocolo é efetuada por técnicos de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere.

No decurso de 2012, foram assim suportados, pela Fundação Maria Dias Ferreira, os tratamentos de feridas a 8 idosos, a maioria dos quais entre os 70 e os 90 anos, provenientes de diversas freguesias do concelho de Ferreira do Zêzere.



Artigos Relacionados