Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Cuidados de Saúde para os Seniores 2011

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Cuidados de Saúde para os Seniores 2011
 
 
No início de 2011 a Fundação Maria Dias Ferreira tomou conhecimento de que alguns cidadãos, na sua maioria idosos, com necessidades específicas de tratamento de feridas não encontram uma resposta adequada no Centro de Saúde por falta de materiais mais adequados.
 
De facto, a racionalização e escassez de meios leva a que em muitas situações o tratamento e cicatrização de feridas se prolongue por tempo indeterminado, quando com materiais mais adequados mas que não estão disponíveis ao cidadão comum a situação se podia resolver em alguns meses e com muito menor sofrimento para os Utentes.

Sendo a contribuição para o bem estar das populações um dos principais objectivos da Fundação, e após a auscultação de vários interlocutores, resolveu a Fundação prestar o seu apoio a estas pessoas.

Foi assim elaborado um Protocolo de Colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere (SCMFZZ), o qual tem como objectivo apoiar os cidadãos residentes no Concelho de Ferreira do Zêzere cujos rendimentos baixos os impossibilitam de adquirir os materiais mais adequados às suas necessidades específicas de tratamento de feridas.

A equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere, com as competências necessárias para o tratamento de feridas, informa os seus utentes acerca das melhores soluções para o referido tratamento, encaminhando algumas situações para a SCMFZZ que avaliará as mesmas e solicitará o apoio da Fundação sempre que necessário.

No decurso de 2011 foram assim suportados pela Fundação Maria Dias Ferreira os tratamentos de feridas a 14 idosos, a maioria dos quais entre os 70 e os 90 anos, provenientes
de diversas freguesias do Concelho de Ferreira do Zêzere. Como resultado deste apoio, 4 destas pessoas apoiadas foram já consideradas curadas.
 
 
 
Artigos Relacionados