Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Creche e Jardim de Infância da Santa Casa 2009

 
 
 
No primeiro ano de actividade a Fundação Maria Dias Ferreira colaborou com a creche e o jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere ofertando uma biblioteca, meios informáticos e brinquedos didácticos.
A Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere é a única no Concelho que possui Berçário e Creche pelo que se apresenta como uma resposta social com muita procura.
Existem actualmente 16 crianças a frequentar os Berçários, 50 a frequentar a Creche e 65 a frequentar o Jardim de Infância, num total de 131 crianças.
Esta instituição possui um acordo de cooperação para as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância, celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, desde 1982.
São considerados valores basilares para a prática da acção dos profissionais desta Santa Casa, a responsabilidade, a privacidade e a individualidade de cada utente, bem como a legalidade e a neutralidade política, económica e religiosa.
Como principal objectivo das duas respostas sociais direccionadas para a infância, esta Instituição visa garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento o mais personalizado possível.
 
Outro pilar essencial desta Instituição é colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças.

No Jardim de Infância a base do trabalho desenvolvido passa pela preparação das crianças para o ingresso no ensino básico fomentando hábitos de atenção, estudo e trabalho. É fomentada a inserção da criança em grupos sociais diversos, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro activo de uma sociedade.
 
São realizadas diariamente actividades em contexto de sala, que exploram as áreas como a expressão plástica, a expressão motora, a psicomotricidade, o contacto com livros, jogos e brinquedos adequados a cada idade.

É neste enquadramento que surge o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira, disponibilizando para a Creche e Jardim de Infância:

• Uma biblioteca com mais de uma centena de livros didácticos;
• Mobiliário para as salas das crianças;
• Uma centena de brinquedos educativos;
• 5 Computadores
• 2 Impressoras.
                                         
Acredita-se que com este equipamento e estes meios existem mais condições para proporcionar às crianças um variado leque de experiências estimulantes que se concretizarão na rotina diária da Creche e Jardim de Infância e que permitirão promover todas as suas capacidades, bem como levar a cabo o seu desenvolvimento integrado.