Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Apoio aos Seniores 2010

 
Fundação Maria Dias Ferreira - Apoio aos Seniores em 2010
 

 
Em 2010 a Fundação incrementou o apoio aos idosos mais necessitados.
Entre outras iniciativas destacam-se a disponibilização à Misericórdia de um Banco de Ajudas Técnicas, constituído por camas articuladas, colchões anti-escaras, cadeiras de rodas, andarilhos, almofadas de gel, cadeirões geriátricos e elevador de transferências.
 
A Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere (SCMFZ) , para além das suas valências ligadas à infância, que foram objecto de intervenção por parte da Fundação Maria Dias Ferreira em 2009, possui ainda várias respostas sociais direccionadas para os idosos, a saber: Lar de S. Miguel, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio.
 
Os principais objectivos destas respostas sociais são garantir uma qualidade de vida que concilie a vivência em comum com o respeito pela individualidade e privacidade de cada idoso, proporcionar serviços permanentes e adequados à pessoa idosa, numa perspectiva bio-psico-social, tendo em vista a manutenção da sua autonomia e contribuir, sempre que possível, para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento.
No que diz respeito ao Serviço de Apoio Domiciliário, a prestação dos cuidados aos indivíduos e famílias é individualizada e personalizada no domicílio. Estes cuidados são prestados quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, os idosos não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.
Para que os objectivos anteriormente referidos sejam cumpridos na sua plenitude é imprescindível a existência de equipamento técnico que auxilie nessas tarefas.
Assim, em 2010, e para apoio aos idosos mais necessitados, a Fundação disponibilizou à SCMFZ um Banco de Ajudas Técnicas, constituído por camas articuladas, colchões anti-escaras, cadeiras de rodas, andarilhos, almofadas de gel, cadeirões geriátricos e elevador de transferências.
Este equipamento estará ao dispor (por empréstimo) dos idosos que necessitam deste tipo de material mas que não têm capacidade financeira para o adquirir ou apenas precisam da sua utilização temporária.
O Banco de Ajudas Técnico, inteiramente financiado pela Fundação, constitui uma importante mais valia que a SCMFZ passa a dispor, em benefício claro da população idosa mais carenciada.