Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Fundação Maria Dias Ferreira - Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere 2009

 
 
Respondendo a um anseio antigo e premente do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, a Fundação patrocinou, acompanhou e executou, em 2009, a construção de um recreio coberto com uma área de 150 m2 e o respectivo equipamento e atribuiu Prémios de Mérito e Bolsas Sociais.
 
O Concelho de Ferreira do Zêzere dispõe de um “Agrupamento de Escolas” com estabelecimentos de ensino nas freguesias de Águas Belas, Areias, Beco, Dornes, Ferreira do Zêzere e Paio Mendes, os quais, em conjunto, dispõem de cerca de 70 salas de aulas.
O envelhecimento da população no concelho tem vindo a acentuar-se seguindo a tendência nacional das alterações demográficas, o que tem levado ao fecho e à reorganização das escolas existentes.
A população escolar é oriunda do concelho e de algumas localidades do concelho de Tomar que ficam mais perto do Agrupamento de Escolas.
A maior parte dos alunos vive fora da Vila de Ferreira do Zêzere, tendo grandes dificuldades de acesso tanto ao nível de transportes como a quaisquer outros meios de difusão cultural. Possui uma cultura muito própria ligada à vida rural e ao trabalho (em particular à construção civil).
Os alunos são oriundos, na sua maioria, de famílias de fracos recursos sócio económicos, uma percentagem significativa de famílias monoparentais, em que problemas relacionados com alcoolismo e violência doméstica são frequentes.

Divididos entre Pré Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclo, Secundário e Ensino Noturno, existem 1.146 alunos no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
A Escola dispõe de um conjunto de projectos em parceria com a Câmara Municipal. Promove um conjunto vasto de Actividades de Complemento Curricular e fomenta a existência de diversos Clubes onde os alunos têm oportunidade de experimentar e desenvolver outras competências.
Os recursos financeiros não abundam e as prioridades para a aplicação das verbas contemplam directa ou indirectamente os alunos, nomeadamente a aquisição de equipamentos para suporte das aprendizagens, conservação e melhoramentos dos espaços escolares, entre outros.
 

Neste enquadramento, a Fundação Maria Dias Ferreira – que tem os jovens do Concelho de Ferreira do Zêzere como uma das suas prioridades – entendeu desenvolver um conjunto de iniciativas com o Agrupamento de Escolas que se resumem de seguida:

• Instituição dos Prémios de Mérito Escolar Fundação Maria Dias Ferreira, destinados a incentivar o desempenho escolar nos seus diversos níveis (Regulamento em anexo);

• Construção de um recreio coberto com a área de 150 m2 e colocação do respectivo equipamento;

• Atribuição anual de 10 Bolsas Sociais, a alunos do Concelho de Ferreira do Zêzere oriundos de agregados familiares com menores recursos económicos (Regulamento em anexo).

Estas iniciativas, a que corresponde uma verba na casa dos 21 mil euros, constituem o 1º passo na interacção entre a Fundação Maria Dias Ferreira e o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere e integram-se no seu Projecto Educativo, que visa:

• Promover o conhecimento como dimensão da realização e valorização pessoais e profissionais;

• Promover a educação ao longo da vida;

• Promover a integração, participação e responsabilização de todos os membros da comunidade educativa;

• Diversificar e flexibilizar estratégias e soluções em função das características da população escolar, criando condições para atenuar desvantagens de ordem cognitiva, cultural ou outras;

• Promover a educação para os valores sociais e humanos;

• Reduzir o insucesso, o abandono escolar e a deslocação de alunos para fora do Concelho no final do ensino básico.