Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Lugar e Freguesia do Beco


Lugar e Freguesia do Beco
 

 

História

A partir de 1321 - data em que se processa o reordenamento administrativo da região, após a fundação da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo - o lugar do Beco aparece integrado à comenda de Dornes. Inicialmente dependente da paróquia de Nossa Senhora do Pranto, o pequeno povoado emancipa-se como freguesia no ano de 1510, data em que é fundada a igreja paroquial de Santo Aleixo do Beco. Esta freguesia iria mesmo conhecer um franco desenvolvimento ao longo dos séculos XVII e XVIII, de tal forma que, em 1791, o Dr. Eusébio Inácio Cotrim tentaria, em vão, a mudança de sede de concelho de Dornes para aquela localidade.
 

Etimologia
 
De acordo com Augusto Pinho Leal (1873-1882), etimologicamente a palavra Beco deriva do turco Beiq (que se pronuncia bêque). É o mesmo que capitão; vem pois a ser Povo do Capitão.


Lugares

  

Acervo Natural

 

Augusto Pinho Leal (1873-1882) descreve a freguesia do Beco da seguinte maneira: “É terra fértil. Tem muita castanha e grande abundância de madeira de castanho, o que tudo exporta para Lisboa em grande quantidade, com o que faz bom comércio”.

 

Pontos de Vista: Serra de São Paulo e Serra do Casal

 

Rios e Ribeiras: Ribeira do Rebelo, que desagua no Zêzere

 

Património