Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Lugar e Freguesia dos Chãos


Lugar e Freguesia dos Chãos
 
 
História
 
A partir de 1321 - data em que se processa o reordenamento administrativo da região, após a fundação da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo - o lugar de Chãos aparece integrado à comenda das Pias. Inicialmente dependente da paróquia de Nossa Senhora da Graça de Areias, o pequeno povoado emancipa-se como freguesia no ano de 1554, data em que é fundada a igreja paroquial de São Silvestre dos Chãos.
 
 
 

Etimologia
 
No Dicionário Enciclopédico das Freguesias (1996) pode ler-se o seguinte: “Como a própria toponímia indica, esta freguesia assenta em terrenos baixos; durante longo tempo estiveram submergidos, tendo-se encontrado apreciável quantidade de conchas petrificadas”.
 
Lugares
 
 
Acervo Natural
 

Pontos de Vista: Cabeço de Almogadel; Cabeço da Tojeira; Cabeça Delgada; Morêdo

Rios e Ribeiras: Ribeira da Laranjeira: Ribeira da Quebrada; Ribeira da Silveira; Ribeiro do Monfragal e Ribeiro de Jamprestes, havendo também um regato que passa no lugar dos Pinheiros. As duas primeiras vêm da freguesia de Areias, indo desaguar no Rio Nabão, como também desagua neste rio o Ribeiro da Silveira, e os dois restantes nas referidas ribeiras.

  
Património