Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Chalé Peres em Águas Belas

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Civil

Classificação Edificações de Interesse Histórico-Cultural

Localização Águas Belas
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 

Morada Águas Belas

Referência bi_Belas_01
 
Propriedade Particular / Família Peres (originalmente)

Enquadramento Localiza-se este imóvel no interior de uma propriedade particular, demarcada da via pública por meio de um muro baixo provido de gradeamento. O Chalé é rodeado por um amplo pátio, do qual constitui o único edifício nele existente.

Descrição Arquitectónica O Chalé Peres distingue-se dos restantes edifícios até agora abordados, pelo facto de a sua tipologia arquitectónica não se enquadrar no esquema regional tradicional, correspondendo a um tipo construtivo de importação. Edifício de planta em L, constituída por duas grandes massas construtivas que se opõem perpendicularmente, caracteriza-o uma acentuada verticalidade, decorrente da própria altura do imóvel, mas reforçada pelas linhas verticais da fachada e pelo ângulo acentuado da cobertura, em telhado de duas águas. Pelo lado da fachada principal, no ângulo de toque das duas massas construtivas que constituem o Chalé, desenvolve-se ao nível do andar térreo um alpendre que, por sua vez, sustenta uma varanda gradeada que se apoia ao sobrado. Pela retaguarda, destaca-se um volume térreo correspondente a uma cozinha igualmente dotada de uma cobertura em telhado de duas águas e sobre a qual se eleva uma grande chaminé de tronco rectangular.

•Planta: Casa sobradada, de planta em L. Varanda, alpendre e cozinha salientes
•Cobertura: Telhado de duas águas, com chaminé de tronco rectangular sobre a cozinha. Beiral simples com algeroz
•Cor: Amarela, com soco e cunhais a branco. Gradeamento verde
•Datação Proposta: Século XIX / XX

Estado de Conservação Edifício reabilitado, que goza de um tipo de habitação sazonal e cuja manutenção tem sido assegurada.
 
Classificação: Grau 4 – Edifício reabilitado ou reconstruído