Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Casa Varelinha em Águas Belas

 
Casa Varelinha em Águas Belas
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Civil

Classificação Edificações de Interesse Histórico-Cultural
 
Localização Águas Belas

Especialista Dr.ª Ana Torrejais

Morada Águas Belas

Referência bi_Belas_03

Propriedade Particular

Enquadramento Situa-se esta habitação num local isolado, perto de Águas Belas, cujo povoamento, em zona florestal, se caracteriza pela sua dispersão.

Descrição Arquitectónica Moradia de planta longitudinal, com cobertura em telhado de duas águas, cujo beiral simples termina numa calha de algeroz destinada à recolha das águas pluviais. Numa das vertentes da cobertura destaca-se ainda uma chaminé de tronco rectangular. A frontaria, pintada de branco e delimitada por soco e cunhais carmim, caracteriza-se pela sua grande regularidade: a porta, central e de lintel curvo, é ladeada por sete janelas perfeitamente idênticas. Não obstante, todo o lado direito do imóvel terá sido reconstruído ou ampliado, tal como é claramente perceptível pela margem de corte existente ao nível do muro da frontaria, da linha do telhado ou pela recente cantaria das janelas. Pela lateral esquerda desenvolve-se uma típica zona de alpendre. O edifício de habitação é ainda acompanhado por algumas construções anexas que, no entanto, se mantêm independentes da moradia.

•Planta: Casa térrea, de planta longitudinal. Alpendre saliente
•Cobertura: Telhado de duas águas, com chaminé de tronco rectangular
•Cor: Branca, com soco e cunhais a carmim
•Datação Proposta: Século XIX / XX

Estado de Conservação A Casa Varelinha trata-se de um edifício reabilitado, provavelmente ampliado, que serve de habitação permanente e, por esta razão, goza de manutenção regular.
 
Classificação: Grau 4 – Edifício reabilitado ou reconstruído