Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Casa da Família Baptista nas Besteiras, Águas Belas

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Civil

Classificação Edificações de Interesse Histórico-Cultural

Localização Águas Belas

Especialista Dr.ª Ana Torrejais

Morada Lugar das Besteiras, Freguesia de Águas Belas

Referência bi_Belas_05

Propriedade Particular / Família Baptista Cotrim (originalmente)

Enquadramento A casa da Família Baptista Cotrim trata-se de um belíssimo exemplar da arquitectura erudita local. Ergue-se a moradia no interior de um extenso recinto murado mas que a frontaria interrompe, voltando-se para a via pública.

Descrição Arquitectónica A casa da Família Baptista Cotrim apresenta-se como uma casa-bloco sobradada de planta rectangular, cuja cobertura em telhado de quatro águas, rematadas por espigões de cumieira, descansa num beiral simples sobre cornija. A frontaria é claramente constituída por dois níveis, demarcados por uma saliência existente na parede: o nível inferior, ou nível térreo, é constituído por um portão ladeado por duas portas de acesso ao interior do edifício; o nível superior, ou sobrado, é ritmado por uma janela geminada, central e ladeada por duas janelas rectangulares, que se rasga sobre o portão do nível inferior. Sobre estas e sobre todas as restantes janelas do edifício, eleva-se um pequeno beirado em frontão. Já pela lateral direita da moradia, salienta-se um ligeiro volume que acolhe um alpendre sobrelevado, no qual se aloja a porta principal de acesso ao piso nobre, a que se sobe por intermédio de um vão de escadas. Tal como já foi referido, a moradia é rodeada por um recinto murado, decorado por meio de balaústres, e ao qual se acede através de um portal alpendrado que se abre para a via pública.

•Planta: Casa-bloco, de planta rectangular, sobradada. Alpendre saliente
•Cobertura: Telhado de quatro águas, com chaminé de tronco rectangular. Beiral simples assente sobre cornija
•Cor: Rosa, com soco e cunhais a branco. Gradeamento e balaústres a branco
•Datação Proposta: Século XIX

Património Integrado Na frontaria, ladeando a janela central, existem dois painéis azulejares de registo devocional, executados nos tons de azul e branco. Para além destes, existem outros dois, executados nos mesmos moldes, e que foram aplicados na parede do alpendre e na lateral esquerda da moradia.

Estado de Conservação A Casa da Família Baptista Cotrim trata-se de um edifício reabilitado, provavelmente ampliado, que goza de manutenção regular por ser ocupado sazonalmente. Não obstante, são visíveis algumas zonas de escorrência, sobretudo nas paredes dos muros, enquanto que o soco se encontra muito enegrecido devido à forte presença de humidades nesta área.
 
Classificação: Grau 4 – Edifício reabilitado ou reconstruído.