Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São Sebastião no Beco

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Templos Arruinados
 
Localização Beco
 

Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia do Beco
 
Referência ad_Beco_15
 
Propriedade Particular

Enquadramento Embora ainda se conserve a estrutura da capelinha de São Sebastião do Beco, há muito que esta deixou de cumprir a sua função cultual. Anexado a uma residência particular e desvirtuado pela intempérie, o pequeno templo foi convertido em armazém, não deixando adivinhar o propósito com que, originalmente, foi erigido.

Notícias Históricas A capelinha de São Sebastião, que pertencia ao povo, é citada pela Corografia Portugueza do padre António Carvalho da Costa. Segundo António Baião, e de acordo com um tombo de 16 de Novembro de 1712 existente no arquivo paroquial do Beco, este templo teria sido construído à custa do povo para o anteparo dos crentes contra o terrível flagelo da peste.

Descrição Arquitectónica Estrutura adaptada a armazém particular.

Património Integrado O Inventário Artístico de Portugal refere que o primitivo orago desta capela se conserva na igreja paroquial do Beco: trata-se de uma escultura de pedra de São Sebastião, datada do século XV ou XVI, com 0.715m de altura.

Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantêm a função cultual.
 
 

Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; página 166

CARDOSO; Padre Luis; Diccionario Geografico (...); 44 Volumes; Biblioteca Real; 1758-1832; Volume 6; Nº 72; Fólios 505 a 508.

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios