Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São Salvador nos Matos, Areias

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Areias
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Areias, lugar dos Matos

Referência a_Areias_08
 
Propriedade Bispado de Coimbra

Enquadramento Localiza-se a capela de São Salvador no centro do lugar dos Matos. Em frente da entrada principal existe um largo onde costumam ser realizados os festejos em honra do santo padroeiro.

Notícias Históricas António Baião refere que o Dr. Pedro Álvares Seco, no seu Treslado do livro das comendas da Ordem de Nosso Senhor Jezus Christo (terceiro quartel do século XVI) cita a ermida de São Salvador. Também o padre António Carvalho da Costa, na sua Corografia Portugueza, se reporta a este templo.

Descrição Arquitectónica Trata-se de um edifício reabilitado, de planta longitudinal, nave única e cobertura em telhado de duas águas, na junção das quais se ergue um pequeno campanário.
A fachada principal é constituída por uma porta, ladeada por duas pequenas janelas, e encimada por uma cruz de Cristo em cantaria.
Na fachada Norte, existe também uma entrada lateral, destacando-se ainda o corpo da sacristia, o qual possui acesso pelo exterior.
No interior, a cobertura é, em toda a sua extensão, madeirada e de três planos, sendo por sua vez o pavimento recoberto por mosaico cerâmico, existindo também um passadiço central em mármore que se prolonga desde a entrada principal até à capela-mor.
A passagem do corpo central para esta mesma capela é realizada por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita e desnível de um degrau.

Património Integrado O altar-mor resume-se a um pequeno nicho pétreo de características maneiristas, na qual se encontra a antiga imagem quinhentista, igualmente esculpida em pedra, de S. Salvador (0.540m altura), ou seja, Cristo Ressuscitado, coroado e envolto em túnica vermelha, exibindo as chagas. É o orago ladeado pelas imagens da Rainha Santa Isabel e de Nossa Senhora de Fátima, ambas de recente produção.

Estado de Conservação De acordo com o tutelar da chave deste edifício religioso, foi a capela dos Matos recentemente reabilitada. Durante a campanha de intervenção, apostou-se sobretudo na remodelação da cobertura e do pavimento, o qual era ainda em terra batida, possuindo unicamente um passadiço de lajes que se encontrava no local do actual. Ao intervir-se no pavimento, foram descobertos cadáveres, o que aponta para a realização de enterramentos, em tempos remotos, no interior deste templo. As ossadas foram mantidas sob o passadiço actual.
A capela de São Salvador apresenta uma manutenção regular e, aparentemente, o estado de conservação do imóvel, bem como do seu espólio correspondente, apresenta-se estabilizado.
 
Classificação: Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.
 
 

Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; página 77

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios

SEQUEIRA; Gustavo de Matos (dirc.); Inventário Artístico de Portugal; Volume III: Distrito de Santarém; Lisboa; Academia Nacional de Belas Artes; 1949; Página 39