Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São Miguel da Quinta do Tojal, Areias

 
 

Ficha Técnica
 

Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Conjuntos Edificados

Localização Areias
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais

Morada Freguesia de Areias, na Quinta do Tojal

Referência co_Areias_03
 
Enquadramento Quinta do Tojal

Notícias Históricas A capelinha de São Miguel, que antigamente se erguia na Quinta da Torre da Murta (hoje Quinta do Tojal), propriedade dos poderosos Senhores da Torre da Murta, é citada pela Corografia Portugueza do padre António Carvalho da Costa. De acordo com António Baião, este templo terá sido fundado entre o final do século XV e o princípio do século XVI, pelo 3º Senhor da Torre da Murta, Ambrósio Correia da Silva, filho de Henrique Correia da Silva e de D. Joana de Sousa. Bem mais tarde, a 15 de Janeiro de 1798, seria passada provisão a Nuno Infante de Sequeira Correia da Silva de Carvalho, 10º Senhor da Torre da Murta, para que pudesse realizar, todas as quartas feiras a partir dessa data, um mercado semanal no campo da ermida de São Miguel.

Descrição Arquitectónica Do templo, hoje arruinado, preservou-se a imagem do primitivo oragoescultura de pedra quinhentista, de talhe erudito, ainda com alguns vestígios de policromia – a qual se mantém na residência do Arq.º José Salazar Lebre, parente do actual proprietário da Quinta do Tojal.

Património Integrado Do templo, hoje arruinado, preservou-se a imagem do primitivo oragoescultura de pedra quinhentista, de talhe erudito, ainda com alguns vestígios de policromia – a qual se mantém na residência do Arq.º José Salazar Lebre, parente do actual proprietário da Quinta do Tojal.

Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantêm a função cultual.
 
 

Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; páginas 98 e 295

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios