Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São Jordão nas Meneixas, Areias

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Templos Arruinados

Localização Areias
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Areias, Lugar das Meneixas
 
Referência ad_Areias_04
 
Enquadramento Localização não definida. Os habitantes mais antigos dos lugares de São Jordão e das Meneixas desconhecem por completo a existência de quaisquer ruínas nas imediações, passíveis de corresponderem ao extinto templo de São Jordão. Prospectando os referidos lugares, também não foram encontrados quaisquer indícios da antiga construção.

Notícias Históricas De acordo com o padre António Carvalho da Costa, a capela de São Jordão havia sido primeiramente construída num lugar com o mesmo nome e em cujos alicerces nascia uma fonte «aonde lavandose os meninos, que tinhão sarna, saravão della; & dizem que ainda a agua da ribeyra, que daqui procede (que he a ribeyra da Murta) tem a mesma virtude». Porém, e pelo efeito da sua ruína, a capelinha veio a ser reconstruída no lugar das Meneixas.
 
Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantêm a função cultual.
 
 

Bibliografia
 
COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios