Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São João Baptista na Pombeira, Ferreira do Zêzere

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Ferreira do Zêzere
 
 
Especialista
Dr.ª Ana Torrejais

Morada Freguesia de Ferreira do Zêzere , Lugar da Pombeira
 
Referência a_Zezere_32

Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento A capela de São João Baptista ergue-se no cimo de um morro, localizado na periferia do lugar da Pombeira. Tem-se acesso ao templo por meio de uma estrada alcatroada.

Descrição Arquitectónica Edifício reabilitado, de planimetria longitudinal e nave única, com cobertura em telhado de duas águas. A fachada principal é constituída por um pórtico de lintel semicircular, encimado por uma cruz de Cristo. Na empena do lado direito ergue-se um arco campanário. Pelo interior, a cobertura é plana, não madeirada, sendo o pavimento lajeado.

Património Integrado Povoam a nave central várias imagens alusivas a Nossa Senhora de Fátima, São José com o Menino e ao Sagrado Coração de Maria. A passagem para a capela-mor é realizada por intermédio de um arco cruzeiro de volta perfeita. Aí, sobre uma mísula adossada à parede frontal, destaca-se a imagem do padroeiro: São João Baptista, vestindo túnica de pele de carneiro cingida por um cordão, tem como atributos um cordeiro e um estandarte com a legenda «Ecce Homo», ao mesmo tempo que, com o indicador da direita erguido, anuncia para breve a chegada do Messias.

Estado de Conservação Edifício com manutenção regular, pelo que, aparentemente, o estado de conservação do imóvel e correspondente património integrado revela-se estabilizado.
 
Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.
 
 

Bibliografia
 
Templo não referenciado pelas fontes antigas.