Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de São Geraldo no Beco

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Templos Arruinados

Localização Beco
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia do Beco
 
Referência ad_Beco_14
 
Enquadramento Localização não definida.
 
Notícias Históricas De acordo com as Notícias do Doutor Bartolomeu de Macedo Malheiro, de 1726, a capela de São Geraldo tratava-se de um templo particular, construído no ano de 1657, e que então era administrado por D. Maria Antónia de Alvelos, mulher do Desembargador Manuel Nunes e neta do próprio instituidor da capelinha. No mesmo templo, encontrava-se um letreiro com a seguinte inscrição: «Bemdito e Louvado seja o Santissimo Sacramento e a Imaculada Conceyção da Virgem Nossa Senhora concebida sem macula do Pecado Original. Esta cappella mandou fazer o Licenciado Manoel de Alvelos Ribeiro e sua molher Izabel Monteira deste lugar. Anno Domini 1657».Já em 1758, porém, esta capelinha pertencia a Estevão de Sá e Mendonça, da Vila das Pias.
 
Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantém a função cultual.
 

 
Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; página 166 e 233

CARDOSO; Padre Luis; Diccionario Geografico (...); 44 Volumes; Biblioteca Real; 1758-1832; Volume 6; Nº 72; Fólios 505 a 508.

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios

MALHEIRO; Bartolomeu de Macedo; Notícias das Igrejas do Bispado de Coimbra; Academia Real da História Portuguesa; 1726; Fólios 152 a 154