Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo António na Pombeira, Ferreira do Zêzere

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Ferreira do Zêzere
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Ferreira do Zêzere, Lugar da Pombeira
 
Referência a_Zezere_31
 
Propriedade Embora no passado esta capelinha fosse votada ao exercimento do culto local, actualmente o templo encontra-se na posse de uma família do lugar. Não obstante, é intenção dos proprietários restituir a capela de Santo António.

Enquadramento A capela de Santo António, sita no lugar da Pombeira, goza de um enquadramento rural, rodeada pela serra e pelo casario típico do lugar. É o portal principal antecedido por um pequeno adro murado.

Descrição Arquitectónica A capela de Santo António trata-se de um pequenino templo de planta longitudinal e nave única, com cobertura em telhado de duas águas. A fachada principal, antecedida por um reduzido adro murado, é somente constituída por uma porta rectangular, encimada por um arco campanário. Na lateral sul rasga-se uma fresta, única abertura, a par da porta, que permite iluminar a capela.

Património Integrado Contrariamente aos restantes edifícios religiosos do concelho de Ferreira do Zêzere, não me foi possível visitar o interior deste templo. No entanto, o Sr. António Rebelo, um dos actuais proprietários, teve a amabilidade de me enviar algumas fotografias referentes à capela de Santo António que, com todo o gosto, publico neste trabalho. Através desses registos, pude perceber como é reduzido o espaço no interior do imóvel, pelo que todo o património integrado se concentra na parede frontal, sobre um pequeno altar aí edificado. A par de algumas alfaias religiosas, dois castiçais, uma estante de missal, uma imagem de Cristo Crucificado e outra de Nossa Senhora de Fátima, conserva-se, num pequeno nicho aberto na parede frontal e dentro de uma redoma de vidro, a imagem padroeira de Santo António. É esta bastante curiosa pois o Santo não se limita a segurar o Menino nos braços: vendo que este se agita, Santo António tenta cobri-lo com um manto alvo, comparando-se assim os cuidados do padroeiro aos de uma mãe zelosa.
O Inventário Artístico de Portugal refere ainda que no interior desta capela se conservam dois quadros sobre tábua, pintura do século XVII, representando dois bustos, de hábito branco, um com uma legenda pintada (S. Pedro, Patriarca) medindo 0.345m x 0.255m, e outro, das mesmas dimensões, figurando outro santo. Possivelmente serão aproveitamentos de uma tábua primitiva, de maiores dimensões, dados os cortes da composição.
 
Estado de Conservação Edifício com manutenção regular, pelo que, aparentemente, o estado de conservação do imóvel revela-se estabilizado.

Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.
 
 
Bibliografia
 
ALMEIDA; Dr. José António Ferreira de (Coord.); Tesouros Artísticos de Portugal; Lisboa; Selecções do Reader’s Digest; 1976; página 266

SEQUEIRA; Gustavo de Matos (dirc.); Inventário Artístico de Portugal; Volume III: Distrito de Santarém; Lisboa; Academia Nacional de Belas Artes; 1949; Página 36