Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo António nas Pias

 

 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Pias
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Pias
 
 
Referência a_Pias_44
 
Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento A capelinha de Santo António localiza-se sensivelmente ao centro do lugar de Pias e é rodeada pelo casario rústico do lugar. Ergue-se numa elevação de terreno, acedendo-se ao templo por meio de uma extensa escadaria de três lanços.
 
Notícias Históricas Esta capelinha é referida na Corografia Portugueza do padre António Carvalho da Costa. Na chave do lintel do pórtico conserva-se a seguinte inscrição, esculpida em alto relevo na cantaria: «J.P. 1903». Tal datação poderá corresponder a um momento de intervenção no pequeno templo.
 
Descrição Arquitectónica A capela de Santo António trata-se de um pequeno templo de planta longitudinal e nave única, com cobertura em telhado de duas águas, na junção das quais se ergue uma cruz de Cristo. A frontaria termina em empena triangular, interrompida do lado direito por um pequeno campanário. É simplesmente constituída por um portal de lintel curvo, ladeado por duas frestas de terminação semicircular.
O interior é de cobertura madeirada em três planos, sendo o pavimento recoberto a mosaico cerâmico.
 
Património Integrado O interior é de cobertura madeirada em três planos, sendo o pavimento recoberto a mosaico cerâmico. Os muros interiores foram revestidos por um silhar azulejar de 7 unidades de altura, exemplares de produção industrial, executados nos tons de azul, branco e amarelo, que obedece a um módulo de repetição de 2X2/2. Sobre a mesa de altar conserva-se a imagem de Santo António com o Menino.
 
Estado de Conservação Edifício reabilitado, com manutenção regular. Aparentemente, o estado de conservação do imóvel e do correspondente património integrado revela-se estabilizado.

Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.
 
 
 
Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; página 77

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios