Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo António do Solar da Família Peres, Águas Belas

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Conjuntos Edificados
 
Localização Águas Belas
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais

Morada Freguesia de Águas Belas, no Solar da Família Peres
 
 
Referência co_Belas_02
 
Propriedade Particular
 
Enquadramento Solar da Família Peres. Edifício independente da construção habitacional.
 
Notícias Históricas As Memórias Paroquiais de 1758 falam-nos de uma capelinha de invocação a Santo António, «dentro da villa e cercada de frondozas olayas», a qual já por essa data se encontrava arruinada, e que então administrava António Sodré Pereira Tibau, Senhor de Águas Belas. O referido templo encontrava-se, assim, dentro dos limites da primitiva Vila de Águas Belas, e a mim quer-me parecer que corresponda à capela de Santo António que ainda hoje se vê na herdade da Família Peres, erigida defronte da antiga propriedade dos Senhores de Águas Belas, actualmente designada por Quinta do Pelourinho.

Descrição Arquitectónica O pequeno templo apresenta-se como um edifício de planta longitudinal e nave única, que ainda preserva a sua cobertura em telhado de duas águas. A fachada principal é constituída por um portal de lintel contracurvado, sobre o qual se ergue um pequeno óculo circular. Pela lateral direita rasga-se uma entrada secundária, sobrepujada por uma fresta rectangular.
 
Estado de Conservação Grau 2 - Edifício que se apresenta degradado, sendo o seu estado de conservação preocupante.
 
 
 
Artigos Relacionados 
 
 

Bibliografia
 
BAIÃO; António; Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional; Lisboa; 1918; página 308

CARDOSO; Padre Luis; Diccionario Geografico (...); 44 Volumes; Biblioteca Real; 1758-1832; Volume 1; Nº 49; Fólios 355 a 358