Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo António do Cemitério de Ferreira do Zêzere

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Conjuntos Edificados
 
Localização Ferreira do Zêzere
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Ferreira do Zêzere
 
Referência co_Zezere_10
 
Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento Templo que goza de um enquadramento especial, pois foi agregado ao cemitério de Ferreira do Zêzere, voltando-se, no entanto, a sua fachada principal para a via pública.

Notícias Históricas No muro que rodeia o terrim cemiterial, junto da capela de Santo António, encontra-se uma lápide com a seguinte inscrição: «28 de Setembro de 1938. A Câmara Municipal do Concelho de Ferreira do Zêzere mandou colocar esta lápide para comemorar o generoso acto dos ilustres filhos desta freguesia. Excelentíssimos senhores: D. Joaquina Dias Ferreira e seu marido Manuel António Dias Ferreira. Que mandaram fazer à sua custa as obras de gradeamento da frente do cemitério e a restauração da capela e suas dependências. Bem Hajam.»
 
Descrição Arquitectónica Capela de planta longitudinal, de cujo corpo central se salientam, de ambos os lados do templo, dois volumes correspondentes a dependências necessárias ao cumprimento dos serviços religiosos/fúnebres. A cobertura é em telhado de uma água nos anexos e de duas águas no corpo central da capela, na junção das quais se eleva, pela frontaria, um pequeno campanário. É a fachada principal constituída por porta de lintel curvo, ladeada por duas longas janelas rectangulares e encimada por óculo. Termina a frontaria em empena, rematada pelo já referido campanário e por dois pináculos nos vértices extremos.
 
Estado de Conservação Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.

 
 
Bibliografia
 
Templo não referenciado pelas fontes antigas.