Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo António da Quinta do Souto, Beco

 
 

Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Conjuntos Edificados
 
Localização Beco
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia do Beco, Lugar do Souto
 
 
Referência co_Beco_06
 
Propriedade Particular
 
Enquadramento Quinta do Souto. Templo integrado na fachada principal do edifício habitacional, sendo o acesso ao seu interior aberto para a via pública.
 
Descrição Arquitectónica A capela de Santo António ocupa uma posição central e destacada no edifício habitacional da Quinta do Souto, sendo o seu aparato arquitectónico muito idêntico ao que enquadra a entrada nobre da casa. A fachada do templo irrompe da horizontalidade da moradia por meio de uma platibanda contracurvada, encimada por uma cruz de Cristo e dois fogaréus. A entrada principal, ladeada por duas janelas, é enriquecida por um frontão que se desenvolve a partir do lintel, e em cujo tímpano, numa mandorla envolta por concheados, sobressai em relevo a vera cruz e um ramo de lírios. Sobrepõe-se-lhe um janelão rectangular, de frontão interrompido por uma folha de acanto.
O interior é de planta longitudinal e nave única, demarcando-se a capela-mor do corpo central do templo por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita. Para este espaço abre uma sala de sacristia que, provavelmente, terá ligação com outras dependências interiores da habitação.
 
Estado de Conservação Este templo apresenta-se bastante degradado, sobretudo pelo interior, tendo sido desprovido de todo o seu espólio. Serve actualmente de armazém.

Grau 2 - Edifício que se apresenta bastante degradado, sendo o seu estado de conservação preocupante.
 
 

Bibliografia
 
Templo não referenciado pelas fontes antigas.