Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo Amaro no Alqueidão de Santo Amaro, Beco

 
 

Ficha Técnica
 

Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Templos Arruinados
 
Localização Beco
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia do Beco, Lugar do Alqueidão de Santo Amaro
 
Referência ad_Beco_11
 
Enquadramento Localização não definida.
 
Notícias Históricas De acordo com as Notícias do Doutor Bartolomeu de Macedo Malheiro, de 1726, a capela de Santo Amaro, do lugar do Alqueidão de Santo Amaro, havia sido instituída por José Rodrigues e sua mulher, Margarida Rodrigues, moradores do mesmo lugar. O orago era uma «imagem milagroza e de comunsam de gente».
 
Património Integrado O Inventário Artístico de Portugal refere que o primitivo orago desta capela se conserva na igreja paroquial do Beco: trata-se de uma escultura de pedra do século XVI, com 0.790m de altura, e que anteriormente já teria estado numa capela particular do lugar do Ventoso. Porém, ao visitar a igreja de Santo Aleixo, não encontrei a referida peça.

Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantêm a função cultual.
 
 

Bibliografia
 
COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios

MALHEIRO; Bartolomeu de Macedo; Notícias das Igrejas do Bispado de Coimbra; Academia Real da História Portuguesa; 1726; Fólios 152 a 154