Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santo Amaro nas Gontijas, Areias

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Areias
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Areias, Lugar das Gontijas
 
Referência a_Areias_07
 
Propriedade Bispado de Coimbra

Enquadramento Localiza-se a capela de Santo Amaro no centro do lugar das Gontijas, rodeada por casario, existindo em frente da entrada principal um pequeno adro murado. Perto da capelinha encontra-se o centro de convívio do lugar, construção que nunca chegou a ser totalmente terminada e que apenas recebe ocupação aquando da realização da festa anual em honra do santo padroeiro.
Mais grave é, porém, a construção privada que se ergue mesmo por detrás do pequeno templo, não tendo respeitado a área de envolvência do mesmo. Tal edifício é apenas um exemplo, entre muitos, da falta de planeamento urbano e do desrespeito pela construção tradicional.

Notícias Históricas Muito provavelmente este templo terá sido edificado no ano de 1567, de acordo com uma inscrição existente na cantaria da verga da porta, onde é possível ler-se também SMAURIA BBATIS. Também sobre a porta principal existe um pequeno óculo, em cuja cantaria pode ler-se o seguinte: «F.I.I. 1953 José Ramos, oferta a Sto. Amaro

Descrição Arquitectónica Edifício de planta longitudinal e nave única, que apresenta cobertura em telhado de duas águas. Adossado ao lado direito do corpo central do templo, foi construída uma outra dependência, hoje utilizada como arrecadação, resultado da ampliação da primitiva sacristia.
É a fachada principal constituída por porta e óculo, erguendo-se sobre a ligação das duas águas da cobertura um pequeno campanário, encimado por uma cruz de Cristo ladeada por dois pequenos fogaréus.
Pelo interior, a nave central apresenta-se madeirada de três planos e com pavimento coberto por mosaico cerâmico, enquanto que a capela-mor é madeirada de apenas um plano, sendo por sua vez o seu pavimento lajeado. A ligação entre estes dois espaços é realizada por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita.

Património Integrado Existe na nave central um pequeno púlpito construído em madeira, que se ergue do lado do Evangelho. Na capela-mor, desprovida de altar, conserva-se Santo Amaro (1.100m altura), imagem de pedra quinhentista, inserida num pequeno nicho aberto na parede frontal. Ladeando o padroeiro e assentes sobre mísulas adossadas na mesma parede, existem ainda outras duas imagens, ambas de recente produção: do lado do Evangelho, uma Nossa Senhora de Fátima e, do lado da Epístola, um Sagrado Coração de Jesus.

Estado de Conservação Apresenta este templo manutenção regular. Revela, no entanto, problemas a nível estrutural, nomeadamente infiltrações de humidade a partir da cobertura e pavimento.
 
Classificação: Grau 3 - Edifício que denuncia um estado de conservação razoável.
 
 

Bibliografia
 
COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios

SEQUEIRA; Gustavo de Matos (dirc.); Inventário Artístico de Portugal; Volume III: Distrito de Santarém; Lisboa; Academia Nacional de Belas Artes; 1949; Página 38