Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Santa Catarina na Farroeira, Areias

 

 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Templos Arruinados

Localização Areias
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Areias, Lugar da Farroeira
 
 
Referência ad_Areias_03
 
Propriedade Particular

Enquadramento A capela de Santa Catarina ergue-se entre o casario do lugar da Farroeira, não obstante o primitivo templo se encontrar hoje convertido em curral para a guarida do gado. Da mesma forma, o pequeno adro que existia junto da entrada da capelinha, foi adossado a uma propriedade privada, constituindo parte do recinto murado da habitação que se encontra defronte do templo.
 
Notícias Históricas A capelinha de Santa Catarina, do lugar da Farroeira, é citada pela Corografia Portugueza do padre António Carvalho da Costa.

Descrição Arquitectónica Como já foi referido, do primitivo templo foi aproveitada a sua estrutura, convertendo-se o espaço em curral. A frontaria, hoje rebocada com cimento, ostenta sobre o lintel da porta a data de 2000, ano em que provavelmente ocorreu a maior adulteração. No entanto, as paredes laterais deixam ainda ver os muros de pedra aparelhada que sustentam a construção. Como a generalidade dos templos da região, também o interior da capela de Santa Catarina seria de nave única, o que se pode deduzir pelas reduzidas dimensões do imóvel.
Segundo informações recolhidas no local, depois da extinção do culto na capelinha, a imagem da padroeira manteve-se ainda durante vários anos numa casa particular do lugar, preservada no interior de um pequeno nicho que os habitantes locais frequentemente visitavam. No entanto, até mesmo o orago acabou por ser vendido.

Estado de Conservação Grau 1 - Edifício arruinado, parcial ou totalmente desaparecido, que já não mantêm a função cultual.
 
Intervenções Realizadas Edifício adulterado no ano 2000.
 
 

Bibliografia
 
COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios