Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Nossa Senhora de Fátima nas Quebradas, Chãos

 

 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Chãos
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Chãos, Lugar das Quebradas
 
Referência a_Chãos_23
 
Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento A Capela de Nossa Senhora de Fátima goza de um enquadramento rural, sendo rodeada por casario típico do lugar e por duas estradas que lhe são contíguas.

Descrição Arquitectónica Edifício de planta longitudinal e nave única, que apresenta cobertura em telhado de duas águas, na junção das quais se ergue a cruz de Cristo. É a fachada principal constituída por uma porta rectangular, encimada por um janelão rasgado em arco de volta perfeita, elevando-se sobre o lado esquerdo da empena um pequeno campanário. Igualmente do lado esquerdo do corpo central do templo, destaca-se o volume da sala de sacristia, provida de acesso pelo exterior.
O interior da capelinha, iluminado por meio de duas pequenas janelas laterais, apresenta cobertura madeirada e de três planos, sendo o pavimento acimentado. O acesso à capela-mor é realizado por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita e de um desnível de dois degraus.
 
Património Integrado Na capela-mor, para além da mesa de altar, apenas existem, sobre mísulas adossadas à parede frontal, duas imagens alusivas a Nossa Senhora de Fátima (lado do Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (lado da Epístola), as quais ladeiam um Cristo Crucificado.

Estado de Conservação Edifício reabilitado, com manutenção regular. Aparentemente, o estado de conservação do imóvel e do correspondente património integrado revela-se estabilizado.

Grau 3 - Edifício que denuncia um estado de conservação razoável.
 
 
 
Bibliografia
 
Templo não referenciado nas fontes antigas.