Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Nossa Senhora da Saúde no Pereiro, Areias

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Areias
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Areias, lugar do Pereiro
 

Referência a_Areias_10

Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento O lugar do Pereiro é atravessado pela estrada N 110, dispondo-se a maioria do casario em torno desta via de comunicação. Assim sendo, a capela de Nossa Senhora da Saúde não é excepção. Ergue-se num terreiro amplo e sobrelevado, na confluência da serra de S. Saturnino. Perto funcionam a antiga Escola Primária e o Grupo Desportivo do Pereiro, tendo sido ainda construído neste recinto o já tão característico centro de convívio.
 
Notícias Históricas Perto da entrada principal, existe um marco no qual está escrito o seguinte:
«O Povo do Pereiro e o Eng. Lopo de Carvalho agradecem reconhecidamente a colaboração dada às obras do recinto da capela da Sr. Da Saúde e campo de futebol tanto em trabalho como financeira pelo nosso ilustre conterrâneo Serafim Gomes de Carvalho. Pereiro 26-8-1884.»
No entanto, a referida datação encontra-se incorrecta, pelo que, onde se encontra “1884”, deve ler-se “1984”, verdadeira data das obras de remodelação do recinto e capela de Nossa Senhora da Saúde.
 
Descrição Arquitectónica À semelhança do templo anterior, também a capela de Nossa Senhora da Saúde do Pereiro dificilmente se enquadra na tipologia característica que permite definir, em traços gerais, a arquitectura religiosa desta região.
O simples campanário que, na maioria das capelinhas, encima a fachada principal, foi aqui substituído por uma verdadeira torre sineira, de tronco quadrangular e marcada verticalidade. Avançada relativamente ao corpo central do edifício, esta torre subdivide-se em dois registos: no inferior existe uma pequena galilé, antecedida por 3 lanços de escada e por meio da qual se chega à entrada principal; segue-se uma pequena janela e, já no registo superior, encontram-se 4 campanários, um em cada uma das faces da torre, a qual é coroada por uma cobertura piramidal.
No templo existem várias janelinhas que permitem iluminar o espaço interior: duas ladeiam a porta principal; duas rasgam-se nas paredes laterais; outras duas iluminam a capela-mor.
Outra característica que permite diferenciar esta capela é a existência, em ambas as laterais, de uma sacristia saliente relativamente ao corpo do edifício. Cada uma destas sacristias é iluminada por meio de uma janela e possui acesso exterior. No entanto, estas dependências não se encontram ligadas à capela-mor, como seria usual, mas antes à nave central, imediatamente antes do arco cruzeiro. Por sua vez, também a capela-mor se destaca do corpo central do templo, por ser ligeiramente mais estreita que a nave.
Pelo interior, o tecto é madeirado e de três planos, sendo o pavimento recoberto por meio de mosaico cerâmico, existindo ainda um passadiço em cantaria que se prolonga desde a entrada principal até à capela-mor. A ligação entre os dois espaços é estabelecida por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita e um desnível de 2 degraus. Refira-se ainda que, por cima da entrada principal, existe um coro alto por meio do qual se acede à torre sineira.
 
Património Integrado Da imaginária existente neste templo, refira-se o seguinte: no arco cruzeiro, do lado do Evangelho, foram colocadas as imagens de S. João Evangelista e de Santo António com o Menino; por sua vez, também no arco cruzeiro mas do lado da Epístola, encontram-se um Cristo Crucificado, um Sagrado Coração de Jesus e um S. José com o Menino. Já na capela-mor, ao centro, está a imagem de Nossa Senhora da Saúde com o Menino nos braços, a qual é ladeada, à esquerda, pela Nossa Senhora da Conceição e Santa Teresa e, à direita, por duas Nossas Senhoras de Fátima.

Estado de Conservação Edifício reabilitado e com manutenção regular, pelo que, aparentemente, o estado de conservação do imóvel e do correspondente património integrado revela-se estabilizado. Edifício de recente construção.
 
 

Bibliografia
 
Templo não referenciado pelas fontes antigas.