Página inicial‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Capela de Nossa Senhora da Conceição na Ereira, Paio Mendes

 
 
 
Ficha Técnica
 
 
Característica Arquitectura Religiosa

Classificação Capelas
 
Localização Paio Mendes
 
 
Especialista Dr.ª Ana Torrejais
 
Morada Freguesia de Paio Mendes, Lugar da Ereira
 
Referência a_Paio_41
 
Propriedade Bispado de Coimbra
 
Enquadramento A capelinha de Nossa Senhora da Conceição, edificada ao centro da povoação da Ereira, ergue-se num pequeno adro murado e sobrelevado, a que se acede por meio de dois lanços de escadaria. Perto, foi construído um telheiro que serve de apoio na realização dos festejos anuais em honra da padroeira e no qual costuma ser realizada uma missa campal por essa ocasião.
 
Notícias Históricas O Dr. Bartolomeu de Macedo refere nas suas Noticias que uma das capelas de Paio Mendes é a de Nossa Senhora da Conceição, do lugar da Ereira, «que instituio Manoel Dias e seu filho, o Padre Livio Dias Ribeyro, cuja fazenda della obrigava se a renda pelos herdeyros da dita cappella».

Descrição Arquitectónica Pequeno templo reabilitado, de planta longitudinal e nave única, dotado de cobertura em telhado de duas águas, na junção das quais se ergue uma cruz de Cristo. A frontaria é simplesmente constituída por uma porta rectangular, ladeada, pela direita, por uma janela quadrada, e encimada por um pequeno óculo. Do lado direito da empena ergue-se um campanário, em cuja cantaria do arco foram esculpidos motivos de inspiração barroca. Por detrás da capela-mor, mas integrada no volume do corpo central do templo, desenvolve-se a sala de sacristia, dotada de acesso pelo exterior, que se rasga na fachada sul, ao lado do correspondente portal lateral.
Pelo interior, e contrariamente ao que é vulgar, a cobertura da nave central é em abóbada de caixotões, enquanto que na capela-mor esta é de um só plano, igualmente não madeirado. O pavimento apresenta-se recoberto a mosaico cerâmico em toda a extensão do templo.
 
Património Integrado Acede-se à capela-mor por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita, encontrando-se neste espaço a imagem de Nossa Senhora da Conceição, preservada no interior de um nicho que se rasga na parede frontal. No lado do Evangelho, abre-se uma entrada de acesso à sala de sacristia.
 
Estado de Conservação Edifício reabilitado, que goza de manutenção regular, pelo que, aparentemente, o estado de conservação do imóvel e do correspondente património integrado revela-se estabilizado.
 
Grau 4 - Edifício reabilitado ou reconstruído.
 
 
 
Bibliografia
 
CARDOSO; Padre Luis; Diccionario Geografico (...); 44 Volumes; Biblioteca Real; 1758-1832; Volume 27; Nº 26; Fólios 153 a 156

COSTA; Padre António Carvalho da; Corografia Portugueza (...); Tomo III; Lisboa; Oficina Real Deslandesiana; 1712; Fólios

MALHEIRO; Bartolomeu de Macedo; Notícias das Igrejas do Bispado de Coimbra; Academia Real da História Portuguesa; 1726; Fólios 155 (v) a 156